Fundação FPF
Fundação FPF promoveu primeiro Workshop de Responsabilidade Social
Encontro juntou na FPF Arena diversos parceiros institucionais, Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe e representantes de organizações da área social
A Fundação da Federação Portuguesa de Futebol promoveu o primeiro Workshop de Responsabilidade Social. Um encontro que juntou na FPF Arena Portugal diversos parceiros institucionais, Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe e representantes de organizações da área social.
O evento reforçou o compromisso conjunto em torno da inclusão, solidariedade e desenvolvimento humano através do futebol, marcando um novo capítulo de cooperação e partilha de boas práticas no seio do ecossistema desportivo nacional.
Na sessão de abertura, Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou a importância de colocar a Responsabilidade Social “no centro da ação do futebol português”, sublinhando o papel da Fundação FPF como “motor de transformação e de união em torno de valores comuns”.
O Coordenador da Fundação FPF, Luís Estrela, apresentou a visão e os eixos de atuação da instituição, lembrando que “é através da colaboração e da proximidade com as pessoas e as comunidades que o futebol pode realmente mudar vidas”.
O painel “Projetos que mudam vidas” foi um dos momentos altos do Workshop, reunindo Janice Silva e Fifó, jogadoras da Seleção Nacional de Futsal Feminino, e Jorge Miranda, Diretor da Fundação Benfica. Moderada por Patrícia Tadeia, a conversa centrou-se no poder do desporto como ferramenta de inclusão, superação e inspiração, destacando trajetórias de sucesso que nasceram de oportunidades criadas através da Responsabilidade Social.
A manhã ficou também marcada pela partilha de exemplos de impacto apresentados pelos parceiros sociais da Fundação FPF: a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, representada por António Santinha; a ColorADD, por Miguel Neiva; a Integrated Dreams, por Joana Cal; e a Ambi22, por Luiz Oliveira.
Quatro organizações que refletem a diversidade de áreas e de abordagens que compõem a rede de parceiros da Fundação, e que contribuem para um futebol cada vez mais inclusivo e consciente do seu papel social.
Durante o Workshop foi ainda apresentado um novo desafio conjunto entre a Fundação FPF e as Associações Distritais e Regionais, que reforça o compromisso das estruturas locais na implementação de projetos de Responsabilidade Social com impacto real nas comunidades.
A sessão encerrou com a partilha de boas práticas de vários parceiros institucionais, com a participação de Carlota Viveiros (Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol), Paulo Fontes (Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto), João Andrade (Associação de Futebol do Porto) e Rute Silva (Walking Football e Hora dos Super Quinas).
Ao longo do dia, diferentes testemunhos e conteúdos audiovisuais reforçaram a missão da Fundação FPF de usar o poder do futebol para gerar mudança e inclusão, promovendo uma cultura de cooperação, solidariedade e desenvolvimento humano.
Este primeiro Workshop de Responsabilidade Social simboliza assim um passo firme na consolidação do trabalho em rede da Fundação FPF com os seus parceiros, num movimento que une o futebol português em torno de uma causa comum: transformar vidas dentro e fora de campo.